"Em nome de uma batata, que sítio lúgubre! Que faço eu, sozinha, perdida nesta paisagem de pesadelo?

Imaginem uma floresta ao crepúsculo. Rajadas de vento rugindo sacodem a folhagem.
O céu, que mal se vê entre os ramos, está carregado de grandes nuvens cor de cinza. 

Brrrr! Em semelhante ambiente, francamente, flipo!"

Destino Pesadelo!

Gudule, Étienne Souppart (ilustrações)

 Destino Pesadelo! é um livro juvenil da autora belga Gudule, pseudónimo de Anne Liger-Belair, escritora dos géneros fantástico e terror, adaptados às audiências juvenis, bem ao estilo de Arrepios de R. L. Stine.

 Neste livro, ilustrado por Étienne Souppart, Gudule transporta os seus leitores para um universo de suspense e terror com uma clara homenagem ao Conde Drácula, personagem do escritor Bram Stoker. Nesta história, a autora explora um lado mais estereotipado do vampiro. Penso que essa abordagem é propositada.

 É uma obra juvenil interessante também pelo facto de abordar a temática da realidade virtual e pela narrativa se situar não só na atualidade mas também no século XIX.

 A primeira vez que li este livro foi em 1999 e lembro-me perfeitamente de me sentir muito absorvido pelo ambiente da história e pelas descrições. O texto está muito bem conseguido e quando o leitor dá por si, vê-se transportado para o século XIX, perdido no meio dos montes Cárpatos, na Transilvânia. As ilustrações também estão muito bem conseguidas e motivam o espetador mais jovem a querer descobrir a narrativa.

 A pré-adolescente Lina é a personagem principal e é através da perspetiva desta jovem que a história é contada. Lina é muito curiosa e quer saber porque é que a sua mãe está sempre no cabeleireiro. Quando decide investigar, descobre que em vez de um secador, a mãe aplica um capacete de realidade virtual que a transporta para a Transilvânia no século XIX. E é quando Lina também embarca nessa viagem que a aventura começa!

 Uma leitura leve, agradável e com algumas surpresas que não passarão despercebidas ao leitor mais jovem.

Francisco Sousa Faria da Silva

© 2023 Francisco Silva
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora