Realidade Aumentada: Inferno de Dan Brown

23-02-2018

 A Realidade Aumentada é a integração de elementos visuais com o mundo real. É interativa, monitorizada no momento e realizada em 3D. Escolhi uma aplicação para o livro Inferno de Dan Brown como exemplo de sucesso e relevante para o uso desta tecnologia.

 Com esta aplicação para tablets e telemóveis, os leitores têm a possibilidade de acesso a conteúdos digitais variados, processados e "ampliados" cada vez que entram em contacto com a capa do livro.

 Sanborn, empresa norte-americana ligada à multimédia e autora do projeto, diz que se tratou de um desafio simples.

"(...) create a compelling viral social experience to help promote the new book, which would leverage the physical book cover, the Dante-inspired themes of the novel, and Dan Brown's legacy of secrets hiding in plain sight."

 Considero um bom exemplo pelo caráter criativo, pelo poder de união entre o livro e as novas tecnologias e pelo marketing inteligente ao capitalizar assim o hype de O Código Da Vinci. Destaco também o conteúdo gráfico, bem trabalhado e sempre atento ao detalhe. São várias as pinturas renascentistas com tratamento digital, apresentadas de formas dinâmicas e criativas. Há todo um mundo paralelo ao livro prestes a ser descoberto.

 Com esta aplicação podemos aceder a temas abordados na obra, ilustrados em apresentações de vídeo, slideshows interativos, acompanhados de citações e fotografias. Para além destas componentes, os leitores são também convidados a realizar as suas fotografias, justapondo os símbolos da narrativa com o mundo real. Depois há a possibilidade de as partilhar no Facebook e Twitter. Estas partilhas permitem ao leitor habilitar-se a ganhar exemplares do livro. Aqui está outro exemplo de marketing.

 Esta app ajudou a solidificar ainda mais a divulgação do livro. A sua boa receção permitiu a criação de um nova app, também apreciada pelos leitores.

 Cito o site browsingitaly.com:

"Personally, I think that reading Dan Brown's Inferno with this app would certainly make for an even more thrilling experience!"

 Há já bastantes livros (principalmente de caráter infantil) que usam a tecnologia para chegar a outro patamar. Penso que é um bom uso da Realidade Aumentada, podendo mesmo despertar interesse no público cuja leitura não é a sua prioridade. É interessante a premissa deste upgrade sólido e eficaz num meio de comunicação tão antigo mas que continua ainda a ser um dos recursos culturais soberanos de aprendizagem.

© Francisco Sousa Faria da Silva