Zorro: um herói com 100 anos!

09-08-2019

Hoje, dia 9 de agosto de 2019, um dos meus heróis favoritos faz 100 anos! 

Sempre me identifiquei muito com este personagem e desde muito cedo que me interessei pelas suas aventuras e acima de tudo pelas causas pelas quais o Zorro luta: a justiça e a liberdade!

Desde o meu predileto filme de 1998 (que marcou a minha infância) com António Banderas e a bela Catherine Zeta-Jones, ao desenho animado que passava na TVI, até às versões mais antigas com o lendário Tyrone Power e o clássico do cinema mudo com Douglas Fairbanks (que o meu bisavô viu no cinema em criança!), passando também pela pedagogia de Duncan Regehr e Henry Darrow no princípio dos anos 90, até à inesquecível versão de Walt Disney com Guy Williams… o Zorro sempre foi e sempre será um herói romântico intemporal, defensor dos oprimidos e campeão da justiça! 

The Mask of Zorro (1998)
The Mask of Zorro (1998)

Tal como D'artagnan e os Três Mosqueteiros ou o Robin dos Bosques ou o Corsário Negro, o Zorro não é só um herói de capa e espada como também é o pai dos super-heróis modernos: Batman, o Homem-Aranha, o Demolidor, o Homem de Ferro, entre tantos outros (inclusive o Indiana Jones).

O Zorro tem combatido a opressão muito antes de Os Vingadores ou de A Liga da Justiça e é acima de tudo o seu caráter clássico de capa e espada e de aventuras românticas que sempre me fascinou desde criança.

E nunca pensei que um dia pudesse estar a contribuir para o seu legado. Se me tivessem dito há uns anos que hoje estaria envolvido como ilustrador num projeto literário com a Zorro Productions, eu não ia acreditar... Não pelo facto de não ter essa vontade mas pelo simples facto de achar que seria muito difícil construir uma ponte entre Portugal e os Estados Unidos da América. 

A coleção Tales of Zorro's Old California da editora Bold Venture Press é a materialização desse meu sonho. Este conjunto de histórias de Johnston McCulley está a ser publicado pela primeira vez em coletânea (eram originalmente publicadas em fragmentos nas revistas pulp). 

Mas ainda há sonhos que se realizam, com trabalho árduo, persistência, dedicação... sim, é possível!

 E hoje o Zorro faz 100 anos e está mais vivo que nunca!

Francisco Silva © 2019


© 2023 Francisco Silva
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora